Blog - Plamex

Tanque Jaquetado – Soluções para Abastecimento

06/04/2020

Equipamento de qualidade

A importância de investir em sustentabilidade e segurança ambiental é cada vez maior, ainda mais em tempos de forte engajamento por parte da sociedade neste assunto. Por isso, adquirir equipamentos de qualidade é imprescindível para o segmento de combustíveis. Evitar qualquer impacto ambiental é fundamental para as empresas que atuam diretamente com o armazenamento de fluídos como gasolina e diesel. Devido a tudo isso, a nossa dica, antes de falar com nossa equipe de vendas, é você ler com atenção este material sobre o tanque jaquetado da Plamex.

Qualidade que faz a diferença

Compartilhando essa responsabilidade ambiental com seus parceiros, a Plamex desenvolve o tanque jaquetado parede dupla dentro dos mais exigentes padrões de qualidade do mercado.

Qualidade garantida

Fabricado conforme a norma brasileira NBR 16.161 e certificado pela portaria 185 do INMETRO, conforme exigência da resolução 273 do CONAMA, o tanque jaquetado de combustível possui uma série de diferenciais que contribuem com a segurança tanto do seu negócio quanto do meio ambiente: selos de conformidade e qualidade.

Chapas de aço carbono calandradas

  • Tanque interno construído em chapas de aço carbono ASTM A-36 com espessura de 6,35 mm.

Chapas de aço carbono calandradas

  • Tanque externo em fibra de vidro homologada, com espessura mínima de 2,5 mm.

 

Processo de lâminação da parede dupla de fibra de vidro

  • Tubo de 2” para monitoramento eletrônico do espaço intersticial para garantir a segurança no armazenamento do produto.
  • Tabela de arqueamento e certificado podem ser encontrados em nosso site, clique aqui!

Testes de qualidade tanque jaquetado

Imagine a produção de um novo modelo de automóvel: ele é submetido a diversos testes para assegurar a segurança no trânsito. Com os tanques jaquetados, não é diferente. Para garantir que todo tanque fabricado esteja de acordo com a expectativa de qualidade desejada pela Plamex, a supervisão rigorosa da equipe de qualidade submete cada tanque a inúmeros testes recomendados pelos órgãos regulamentadores:


Testes de qualidade

 

– Dimensionais.

– EVS.

– Líquido penetrante.

– Ensaio de Ultrassom.

– Teste de estanqueidade.

– Ensaio de descontinuidade da jaqueta – holiday detector.

– Ensaio de comunicação intersticial.

– Ensaio de estanqueidade da jaqueta.

– Ensaio de vácuo do interstício.

– Ensaio de dureza Barcol.

– Ensaio de resistência da jaqueta ao impacto.

– Ensaio de tensão nas conexões.

– Torque e momento fletor.

– Ensaio da resistência da alça de içamento.

 

A composição do Tanque Jaquetado

O principal atributo do tanque jaquetado é uma parede de fibra de vidro que é fundamental na hora de proteger o solo contra qualquer vazamento. É ela que leva o nome de “jaqueta”. E quando estamos falando nesse tipo de possibilidade, todo cuidado é válido. No esquema a seguir, você pode conferir a composição precisa do equipamento:

Características do tanque subterrâneio jaquetado

 

  • Tubo de sucção com filtro;
  • Vacuômetro;
  • Alça de içamento;
  • Boca de visita;
  • Tubo de monitoramento;
  • Parede de aço;
  • Parede de fibra de vidro;

 

Outras informações importantes

  • Boca de visita com parafusos prisioneiros removíveis: facilitam instalações, inspeções e futuras manutenções sem precisar desgaseificar o tanque;
  • Garantia do vácuo intersticial até a instalação, com monitoramento diário, atestando a integridade da jaqueta durante o transporte e a movimentação do tanque;
  • As normas de projeto e fabricação são validadas por cálculos de simulação computacional pelo método de elementos finitos;
  • Certificado pela Portaria 185/2003 do INMETRO para todos os tamanhos normativos através do Organismo Certificador UL do Brasil. A qualidade dos processos é atestada por auditorias trimestrais, além de ensaios de fabricação que garantem a conformidade.
  • Todos os ensaios previstos em norma são acompanhados por nossos inspetores de qualidade.

Modelos e dimensões do tanque jaquetado

Gostei, como posso adquirir?

A Plamex conta com uma equipe de vendas especializada no seu negócio. Por isso, qualquer dúvida que você ainda tenha sobre os produtos pode ser solucionada rapidamente!







Notícias relacionadas

06/04/2020

Regras para garantir a segurança do frentista

A NR 20, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência Social, fala sobre a segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e é majoritariamente dela que vamos tratar neste artigo.

Ler Mais
06/04/2020

Cuidados com o manuseio de combustíveis

Entenda quais são os principais cuidados com o manuseio de combustíveis, além de saber mais sobre a NR20 e importância de utilizar EPIs nesse processo.

Ler Mais
06/04/2020

A importância da qualidade do equipamento para o TRR

Segundo dados da ANP, os mais de 400 agentes autorizados, em 2019, comercializaram mais de 8 bilhões de litros de combustível, principalmente para o agronegócio.

Ler Mais
06/04/2020

Como evitar vazamento dos tanques de combustíveis

Mais do que optar por uma empresa que ofereça solução para armazenagem de combustíveis de qualidade e segurança, durante a utilização dos equipamentos você deve ficar atento aos dispositivos obrigatórios de segurança.

Ler Mais

Tem interesse em nossos produtos?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Seja bem-vindo!