Blog - Plamex

Qual o momento de troca dos tanques?

06/04/2020

Os tanques subterrâneos são utilizados para o armazenamento seguro de combustíveis automotivos e, após um tempo de utilização, eles ficam suscetíveis à alguns transtornos, que fazem com que seja necessária a troca.

Esses tanques são fabricados com aço-carbono e possuem parede dupla. Os principais fatores que influenciam o processo de degradação estão relacionados com o pH, umidade e salinidade do solo onde os tanques estão enterrados.

As corrosões na parte interna dos tanques subterrâneos estão normalmente relacionadas aos componentes do produto comercializado, como por exemplo o óleo diesel com altos teores de enxofre, que facilita a degradação das chapas metálicas, sendo que a oxidação tende a ser mais intensa na parte vazia dos tanques, pela presença de oxigênio.

Outra questão importante no caso dos tanques subterrâneos é um possível vazamento no solo, gerando contaminação. Alguns cuidados devem ser tomados no momento da colocação ou retirada dos tanques, já que os combustíveis em um alto poder inflamável e demoram a degradar.

Se estiverem com a validade vencida ou em más condições, os tanques oferecem um alto risco de vazamento, sendo necessária a troca cuidadosa do equipamento. O licenciamento ambiental de postos de combustíveis é obrigatório por lei, justamente pela poluição que a falta de cuidados pode gerar.

Os tanques de combustíveis devem estar em perfeito estado, sem corrosão, dentro do prazo de validade e colocado de forma adequada, para que não se corra o risco de contaminação do solo e outros problemas que a falta de manutenção provoca. Por isso, é necessário ter cuidado, atentar para os detalhes e contar com tanques de máxima qualidade produzido por empresas confiáveis no ramo.

Conheça os produtos Plamex e entre em contato conosco para conversar e solicitar orçamento. Nossos especialistas estarão prontos para ajudar.

Notícias relacionadas

06/04/2020

Conheça as regras para armazenagem de combustíveis

Empresas que trabalham com o processamento, fornecimento ou transporte de produtos inflamáveis devem estar atentas aos cuidados com o armazenamento desse tipo de material.

Ler Mais
06/04/2020

A importância da qualidade do equipamento para o TRR

Segundo dados da ANP, os mais de 400 agentes autorizados, em 2019, comercializaram mais de 8 bilhões de litros de combustível, principalmente para o agronegócio.

Ler Mais
06/04/2020

Regras para garantir a segurança do frentista

A NR 20, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência Social, fala sobre a segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis e é majoritariamente dela que vamos tratar neste artigo.

Ler Mais
06/04/2020

Transportar cargas de combustíveis é permitido?

Transportar combustível de forma segura, garante segurança ao meio ambiente e a população, além de, evitar prejuízos financeiros.

Ler Mais

Tem interesse em nossos produtos?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Seja bem-vindo!