Blog - Plamex

O Papel da Indústria no Consumo Consciente da Água – Caixas D’Água

06/04/2020

Cerca de 17% do total de consumo deste recurso natural é destinado ao setor, que corresponde a 23% do PIB (Produto Interno Bruto) e gera mais de 10 milhões de vagas de emprego, além de contribuir com cerca de 40% das exportações durante o ano.

Essa demanda de recursos hídricos varia de acordo com os processos, produtos, tecnologias, gestão e infraestrutura da indústria.

Por isso, diante deste contexto, a preocupação das empresas com o uso e a conservação dos recursos hídricos é cada vez maior, ocupando um lugar de destaque nas estratégias competitivas das indústrias nacionais, especialmente daquelas que utilizam este recurso mais intensivamente (CNI, 2012).

As boas práticas de sustentabilidade hídrica da Indústria são presença frequente nos Relatórios Anuais das Empresas, divulgadas nas publicações das Federações das Indústrias. Entre elas, podemos citar algumas:

 

Programas de produção mais limpa

Reúne estratégias diversas da indústria para a prevenção da poluição e redução das demandas dos processos produtivos por recursos naturais;

Programas de abordagem coletiva

A simbiose industrial, que envolve indústrias tradicionalmente separadas em uma abordagem coletiva de vantagem competitiva, através do intercâmbio físico de materiais, energia, água ou subprodutos;

 

Pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias

Processos e ações que contribuem com a gestão sustentável dos recursos hídricos;

 

Programas de reutilização dos recursos

Reuso de água, seja através do reciclo das águas residuárias tratadas de seus processos internos, ou através do aproveitamento de efluentes sanitários ou industriais externos. Para o tratamento das águas residuárias sempre haverá demandas de investimentos em tecnologias, infraestrutura de coleta, tratamento e distribuição, demandas energéticas e custos operacionais com o insumo.

Equipamentos e novas técnologias de armazenamento – Caixas d’água

Caixa d’água

Plamex fabrica um dos equipamentos essenciais para promover o reuso da água nas indústrias é uma caixa d’água de alta durabilidade e qualidade. Sua estrutura é de aço carbono e o revestimento é feito com pintura epóxi, garantindo maior durabilidade em ambientes externos.

 

Fale com um de nossos consultores, descubra como podemos contribuir para a economia da sua indústria e a gestão sustentável do nosso recurso natural mais precioso.

Notícias relacionadas

13/10/2020

Capacidade produtiva de uma empresa.

Capacidade produtiva de uma empresa se resume a quantidade máxima de produtos produzidos com recursos disponíveis em um determinado tempo.

Ler Mais
06/04/2020

Quais são os impostos cobrados sobre os combustíveis?

O que faz com que pagamos tão caro o combustível, mesmo sendo produzido no próprio Brasil? Saiba mais aqui.

Ler Mais
06/04/2020

Bacia de contenção: por que ter uma?

A existência de uma bacia de contenção adequada pode evitar grandes prejuízos para a empresa em questão, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

Ler Mais
06/04/2020

O Papel da Indústria no Consumo Consciente da Água – Caixas D’Água

A atividade industrial brasileira é responsável por grande parte do consumo de água no país e gera mais de 10 milhões de vagas de emprego.

Ler Mais

Tem interesse em nossos produtos?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Seja bem-vindo!