Blog - Plamex

Concessão de licenciamento ambiental terá mais transparência

28/01/2021
Instituto Brasília Ambiental publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (18) a Instrução Normativa (IN) n° 28, que estabelece os procedimentos para o licenciamento ambiental de postos revendedores, pontos de abastecimento, instalações de sistemas retalhistas, postos flutuantes de combustíveis e posto revendedor lacustre.

A nova norma tem o objetivo de regulamentar a Resolução Conam nº 3/2018, que fixa critérios, procedimentos, trâmite administrativo e premissas para o licenciamento ambiental desse setor. A IN 28/2020 também é uma evolução da IN n° 213/2013, que nasceu da própria experiência do órgão em relação à atividade de posto revendedor e afins.

“A ideia é estabelecer transparência em todo procedimento, além de um padrão para esse tipo de análise”, explicou o superintendente de Licenciamento Ambiental do instituto, Alisson Neves.

“A expectativa é que essa instrução apresente maior segurança aos empreendedores e responsáveis técnicos no momento da entrega e requisição ao Brasília Ambiental. Espera-se que ela contribua para o trabalho de modernização da atividade já iniciada anteriormente”, reforçou o diretor de Licenciamento Ambiental, Geraldo Vieira.

Notícias relacionadas

06/04/2020

Como funciona a aferição das bombas de abastecimento

A aferição é realizada de acordo com a NBR-15594-1, e visa estabelecer um padrão de garantia e segurança ao consumidor.

Ler Mais
06/04/2020

Quero adquirir um tanque de armazenagem de combustíveis. O que preciso?

Saiba quais são os principais cuidados para se ter na hora de armazenar combustíveis, o que a Lei diz sobre essa questão e qual o volume ideal de armazenamento.

Ler Mais
06/04/2020

A importância da qualidade do equipamento para o TRR

Segundo dados da ANP, os mais de 400 agentes autorizados, em 2019, comercializaram mais de 8 bilhões de litros de combustível, principalmente para o agronegócio.

Ler Mais
06/04/2020

A importância de realizar inspeções no seu tanque de armazenagem

Quando se armazena substâncias perigosas, como é o caso dos combustíveis derivados do petróleo, é imprescindível que se reduza ou elimine qualquer tipo de risco de vazamento.

Ler Mais

Tem interesse em nossos produtos?

Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato!

Seja bem-vindo!